Tete teve um crescimento de pouco mais de 28 mil alunos
O sector da Educação e Desenvolvimento Humano na Província de Tete teve um crescimento de 28 mil 734 alunos, o equivalente a 4,7 porcento nas matrículas para o presente ano lectivo, tendo sido inscritos em todos os subsistemas de ensino, um total de 643 mil 304 alunos dos quais 311 mil 979 do sexo feminino contra 614 mil 570 do ano anterior 2017.
Paulo Auade, Governador da Província de Tete que orientou a cerimónia de abertura do ano lectivo a nível da província em Moatize, disse que dos mil 113 professores que o governo provincial tinha planificado por contratar neste ano para todos os subsistemas de ensino, conseguiu apenas 460, o que não satisfaz as necessidades.
No evento, o governante deu a conhecer igualmente que no ano transacto foram distribuídos um total de 6 mil 835 carteiras em toda província e o desafio do governo provincial é de continuar a adquirir mais carteiras para que os alunos recebam as aulas condignamente.
Outro desafio apontado por Auade, é de expandir o Ensino Secundário Geral, garantindo a qualidade, adesão e relevância de forma equitativa e sustentável; fortalecer a gestão e administração do sistema educativo, aos vários níveis particularmente nos distritos, com vista a melhorar a qualidade de prestação dos serviços e o cumprimento de calendário escolar na íntegra.
Para a operacionalização dos objectivos, serão desenvolvidas diversas acções, priorizando o Ensino Primário; a Alfabetização e Educação de Adultos; passando pelo Ensino Secundário Geral, Formação de Professores, Educação Especial e Ensino Técnico Profissional.
Sabe-se que para este ano, a província terá uma rede escolar de mil e 260 escolas entre primárias, secundárias, institutos de formação de professores e de línguas e um Centro de Recursos de Educação Inclusiva (CREI).
Contudo, Governador de Tete garante que cerca de um milhão e 161 mil livros escolas de distribuição gratuita, de primeira a sétima classes bem como um total de 16 mil, 750 manuais e guiões de professores, 12 mil e 840 agendas do professor, encontram-se já em os todos distritos da província.
No que concerne à saúde e prevenção de doenças, Auade indica que o governo da província está a incentivar e promover a higiene individual e colectiva nas escolas.
Refira-se que a escola onde decorreram cerimónias a nível provincial, conta com 5 salas de aulas, 766 alunos distribuídos em 3 turnos, assistidos por 16 professores da 1ª a 5ª Classes. Neste ano, e nesta ocasião, alguns professores e alunos receberam certificados e prémios como melhores classificados no processo de ensino e aprendizagem.
Texto: ICS