Sector Agrário lança oficialmente o Projecto Agricultura e Nutrição
Dados estatísticos do sector agrário indicam que a província de Tete é auto-suficiente na produção de comida e que a mesma se encontra nos lugares cimeiros, em termos de efectivos pecuários e pescado.
Paulo Auade, fez esse pronunciamento no lançamento oficial do projecto “Agricultura e Nutrição”, numa cerimónia que teve lugar na cidade de Tete, na primeira semana de Fevereiro de 2018.
Por isso, Auade não concordada que haja motivos suficientes que coloquem a província de Tete na lista das que possuem taxas acima dos níveis aceitáveis da desnutrição aguda e crónica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), concluindo que a província mais quente do país tem tudo para pôr fim a este mal, por produzir muita comida sobretudo cereais, pecuária e pescado.
Em 2011, os resultados do inquérito demográfico e de saúde indicavam que a taxa de prevalência da desnutrição crónica era de 44,2 porcento e o inquérito do orçamento familiar 2014/2015 apresentava uma taxa de 43,2 porcento, isto é; uma redução em 2,4 porcento.
Texto: ICS.