SERNIC comemora o seu 1º Aniversário
O Governador da Província de Tete, Paulo Auade, recebeu na manhã de 10 de Janeiro do ano em curso, os membros da corporação do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), por ocasião da celebração do 1º ano de sua criação.
Numa altura em que o Governo da República de Moçambique multiplica esforços na luta sem tréguas contra a corrupção e o crime organizado, Alexandre Amaral Guiador, director provincial do SERNIC em Tete, durante a leitura da mensagem de saudação, afirma assumir com prontidão na dianteira de prevenir e combater o crime.
A mesma mensagem, indica que o SERNIC em Tete, na qualidade de auxiliar do Ministério Público na instrução preparatória de processo-crime, de Janeiro a Dezembro de 2017 registou 4 mil 509 processos contra 4 mil 544 em igual período do ano anterior o que representa uma redução em 35 processos. Dos processos registados, foram tramitados e concluídos 3 mil 945 correspondentes a 87,5 porcento. Com isso, estão esperançados em crescer fortes e robustos, com fileiras impermeáveis à corrupção e a todas outras práticas ilegais com vista a prevenir e combater o crime. Aliás, segundo a lei 2/2017 de 09 de Janeiro, que cria o SERNIC, é um serviço público de investigação criminal de natureza paramilitar, auxiliar da administração da justiça o qual veio extinguir a polícia de investigação criminal (PIC) e foi criado para responder com eficácia e eficiência aos desafios de prevenção, investigação criminal e da instrução preparatório de processos-crime.
Refira-se ainda que para além daquele acto de saudação, o SERNIC em Tete, realizou várias actividades alusivas a data, com destaque para as palestras nos bairros desta urbe e nos distritos, subordinadas aos temas atinentes a participação da comunidade na prevenção e combate aos crimes de roubo com recurso a arma de fogo e da corrupção. Também, foram realizadas visitas aos colegas doentes, jornadas de limpeza nas campas dos colegas perecidos e sessões de estudos de legislação sobre a lei 2/2017, de 9 de Janeiro.
Na mesma cerimónia, o Governador da província de Tete, procedeu a entrega de duas viaturas de marca MAHINDRA.
Texto: ICS.