Presidente da República lança o início de exploração da mina de carvão de Moatize
Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, orientou hoje dia 8 de Maio do ano em curso, a cerimónia de inicio de exploração da Mina de Carvão de Moatize, na Província de Tete, na presença de vários convidados nacionais e estrangeiros.
O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, accionou esta manhã o botão da máquina que dá início simbólico às actividades da Mina de Carvão de Moatize, pela Vale Moçambique. Coadjuvaram o Chefe do Estado na detonação da Mina de Carvão, o Presidente da Empresa Vale, Rogel Agnelli, e a Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.
Ao dar as boas vindas a todos os presentes, o Governador da Província, Alberto Vaquina, afirmou que a cerimónia representa uma nova era para a Província de Tete e quiçá para o País e acrecentou que o início da exploração do carvão constituía uma oportunidade para um desenvolvimento integrado e sustentável da região.
No momento mais alto da cerimónia, o Presidente da República afirmou que o sector dos recursos minerais é um dos principais pólos de atração de investimento, que torna o País um destino privilegiado para o desenvolvimento, com a abertura de mais postos de trabalho, aumento da renda, crescimento social e económico.
A Vale Moçambique prevê iniciar a exportação do carvão a partir de Julho próximo e anualmente vai produzir 11 milhões de toneladas. A Vale Moçambique conta actualmente com 8 mil trabalhadores, dos quais 95% são Moçambicanos.
Intervindo na ocasião o Presidente da Vale, Roger Agnelli, disse que até agora a sua empresa já investiu em Moçambique um total de 2 biliões de dólares, de um total de 6 biliões previstos, quando o empreendimento tiver atingido a dimensão desejada. "Isso foi só um começo, mas muito há ainda por fazer e sempre juntos", afirmou o Presidente da Vale.
Outrossim, a cerimónia de início de exploração do Carvão de Moatize contou igualmente com a presença do antigo Chefe do Estado Moçambicano, Joaquim Chissano, entre membros do Conselho de Ministros, membros do Governo Provincial, do Governo do Distrito de Moatize e diversas personalidades.