Pela primeira vez desde independência, Mutarara-Velha beneficia de água potável
Bairro de Mutarara-Velha na Vila Municipal de Nhamayabwe na sede do distrito do mesmo nome, conta com um pequeno sistema de abastecimento de água potável, volvidos, mais de 35 anos, pois independência.
Aliás, no tempo colonial, o bairro já tinha acesso à água potável, mas depois da eclosão da guerra que durou 16 anos, várias infra-estruturas sócias económicas foram danificadas incluindo a conduta do precioso líquido que lavava a água àquele pacato bairro residencial que dista aproximadamente 5 km da sede distrital. De lá para cá, o único recurso para a população conseguir a água potável era o rio Zambeze, água cartada com enormes cautelas, porque os crocodilos decretaram guerra sem trégua e quartel para esta população.
Foi na senda dos frequentes ataques por crocodilos à população daquela zona, que o Conselho Municipal da Vila de Nyamayabwe envidou esforços de forma a procurar parceiros de cooperação para alocar fontes de abastecimento de água ao bairro. O País de Gales, predispôs-se em apoiar a iniciativa do conselho municipal para ajudar a minorar a falta de água potável naquele bairro. Sabe-se que aquele país, apoiou com um valor de 1 milhão e 800 mil meticais para a construção de 4 bombas manuais, mas que devido ao problema do lençol freático, o conselho municipal de Nyamayabwe alterou o plano para a construção de pequenos sistemas o que poderá provocar a alteração de orçamento estando o município a fazer ajuste do referido orçamento para esses empreendimentos. Entretanto, um dos 4 pequenos sistemas que vai funcionar com recurso aos painéis solares já foi concluído e entregue recentemente à população pelo respectivo presidente do conselho Municipal da Vila de Nyamayábuè, Alberto Salifu Amade. O edil disse que o tanque com a capacidade de 10 mil litros cúbicos vai beneficiar água potável a mais de 500 habitantes daquele bairro. Ainda este governante acrescentou que o conselho municipal vai continuar a trabalhar para melhorar a vida da população local, tendo anunciado na ocasião que até o primeiro trimestre de 2018, o bairro terá a corrente eléctrica da rede nacional. Pediu na mesma ocasião maior vigilância da população para que aquele pequeno sistema de abastecimento de água, não seja vandalizado e nem destruído pelos malfeitores que poderão deitar abaixo o sonho daquela população. Anunciou que dentro de uma semana será entregue o segundo pequeno sistema de água zona de cimento no mesmo bairro.
Texto: ICS.