Novos extensionistas beneficiam se de capacitação
Visando dotar o extensionista em matéria de conhecimentos técnicos e práticos de produção e muito mais, decorreu, de 11 a 15 de Dezembro, no Centro Provincial de Formação Agrária em Tete, uma capacitação, que juntou 66 novos extensionistas.
O Director Provincial da Agricultura e Segurança Alimentar, José Mendonça, disse na sua intervenção que a capacitação se enquadrava no propósito de saber fazer indução dos técnicos na área de extensão agrária para municiar os presentes de instrumentos básicos de administração pública, sem deixar de lado as técnicas que iram auxiliar no exercício das suas actividades de interligação com os produtores. Mendonça disse ainda que os agentes de extensão têm um papel muito importante na mudança de atitude dos produtores. A fase em que vocês estão é probatória, cabendo de vocês o comprometimento. Neste momento temos estado a receber informações que o extensionista não se encontra na comunidade. Frisou
Indo mais além, Mendonça mostrou-se indignado pelo facto de nas suas apresentações os extensionista não saberem pronunciar o nome da comunidade onde operam, acrescentando que é importante conhecer todos elementos à volta, desde os produtores até aos seus hábitos para poder exercer as suas actividades sem dificuldades. Estão sob alçada dos administradores, chefes do posto e chefes das localidades.
Entretanto, o objectivo da capacitação é de dotar os novos extensionistas, não só com conhecimentos técnicos e práticos de produção, como também de habilidades para persuadir os produtores a assimilarem as boas práticas de produção de modo aumentar a produção e a produtividade, para sair dos actuais rendimentos de 1,5 toneladas por hectare, no sector familiar, e atingirem até 5 toneladas por hectare.
Para que isto aconteça, a extensão tem grandes desafios, apesar das dificuldades que o sector atravessa, como a escassez de meios de transporte, falta de residência nas localidades para os extensionistas, até o reduzido número de extensionistas. De referir que em 2016, quando começou a campanha, contavam com um total de 70 extensionistas. De momento, com a abertura do Estado em olhar para este sector produtivo, o sector conseguiu contratar mais de 65 extensionistas e na presente campanha 2017/2018 estão com 132 extensionistas e que conta com 432.731 famílias produtoras e apenas 51.900 famílias são assistidas pelas redes de extensionistas, correspondentes a 12%, o que significa que a caminha ainda é muito longa.
Texto: ICS