Executivo de Tete espera um crescimento global de 6,4 %
Para o ano de 2019, o Executivo da Província de Tete espera um crescimento na Produção Global na ordem de 6,4 %, resultante do bom desempenho dos vários indicadores económicos e sociais e do incremento da arrecadação da receita em 6 %.
Na arrecadação de receitas públicas, espera-se um volume na ordem de 15276,62 milhões de meticais, contra uma previsão de arrecadação de 14390,31 milhões de meticais em 2018, correspondendo a um crescimento de 6%.
Este crescimento é sustentado pelos desembaraços aduaneiros através do Sistema de Janela Única Electrónica; Auditorias fiscais aos contribuintes e a correcção fiscal dos processos de contas em relação aos custos fiscalmente não aceites, intensificação da fiscalização e facturação porta-a-porta, com vista a evitar a fuga ao fisco bem como a omissão de informações no âmbito do pagamento do imposto e o pagamento do Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas.
Para o ano de 2019, o executivo fixou uma despesa total de 7 mil 105,36 milhões de meticais, contra 7279,26 milhões de meticais da previsão de execução de 2018, representando um decréscimo de 2 por cento de execução. Daquele montante, 83 por cento são referentes às despesas de funcionamento e 17 por cento para despesas de investimento, o que mostra a manutenção de maior pressão de recursos para despesas de funcionamento e sobretudo, nos salários e remuneração.
Texto: ICS.