Cidadão baleado num suposto roubo de combustível
Um cidadão encontra-se sob cuidados médicos no Hospital Provincial de Tete (HPT) em consequência de ter sido alvejado a tiros supostamente pelos seguranças de uma empresa privada afectos à mineradora Vale Moçambique, no distrito de Moatize, quando tentava roubar combustível.
O roubo de combustível em Tete é uma prática recorrente que, aparentemente, os agentes da Lei e Ordem não conseguem travara, pese embora a apreensão de enormes quantidades que realizado.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Tete, a vítima faz parte de uma quadrilha composta por nove pessoas e que se dedica ao roubo do produto em questão.
O cidadão, ferido na coxa direita e na perna esquerda, foi socorrido para o Centro de Saúde de Moatize, de onde foi transferido para o HPT. Neste, os médicos asseguraram que a saúde do indivíduo em causa está estável.
As incursões do grupo visam igualmente diversas companhias que operam naquela região, disse a PRM, acrescentando que no dia em que o cidadão ora ferido foi detido acabava de tentar se apoderar de 300 litros de combustível.
Ainda de acordo com a corporação, o caso deu-se à noite. A Vale Moçambique e outras firmas têm-se queixado de estar a acumular prejuízos em resultado de tais furtos. Decorrem diligências com vista a neutralizar os membros fugitivos.